Blog

The Last Mile

O termo “última milha” se popularizou no setor de transporte, fazendo referência ao movimento de mercadorias de um ponto de carga de alta capacidade ou porto, até seu destino final (lojas de varejo, pontos de venda, restaurantes, etc).

A última milha é sempre a parte menos eficiente, compreendendo até 28% do custo total para movimentar mercadorias.

Hoje, a viagem de última milha ganhou popularidade fora do setor de comércio e logística mais técnico. É simplesmente a última etapa das viagens das pessoas dentro de uma cidade – seja depois de estacionar o carro, sair de um ônibus ou metrô ou simplesmente fazer uma rápida visita à loja da esquina, a padaria ou ao supermercado.

[vc_media_grid grid_id=”vc_gid:1560733023753-3fe1ea63-c2c0-2″ include=”3019,3018,3022,3024,3023,3027″]

O problema da última milha, em sua essência, é bastante simples – o transporte público não nos leva exatamente onde precisamos ir, o estacionamento nem sempre está disponível em todos os lugares que vamos, possuir um carro ou qualquer tipo de veículo nem sempre é possível ou mesmo razoável. E caminhar nem sempre é a maneira mais rápida ou conveniente de se locomover pela cidade.

Freqüentemente, vemos que nossas cidades são construídas para veículos e não para pessoas.
As áreas residenciais estão longe de empresas e infraestruturas importantes. As ruas da cidade parecem ter curvas inexplicáveis ​​para estradas que te levam mais longe de onde você realmente precisa ir. Deslocamentos difíceis, cuja causa-raiz é o problema de como percorrer a última ou a primeira milha de uma maneira que nos economize tempo e esforço…

O caminho natural
Qual é a maneira mais fácil de resolver qualquer problema relacionado a viagens urbanas? Você acha que é tornar-se proprietário de um carro, certo? Errado. Talvez seja a pior coisa que você pode fazer pessoalmente, para o meio ambiente, para seus concidadãos e para a economia como um todo.

O uso crescente dos aplicativos de compartilhamento de viagens, que aparentemente oferecem o conforto de possuir um carro, mas, na realidade, aumentam o caos nas viagens urbanas. Quantas vezes você se viu sentado no trânsito em qualquer carro, pensando em si mesmo, a caminhada teria sido mais rápida? Com que frequência você tomou um táxi ou uma viagem Uber, só porque estão prontamente disponíveis e acessíveis?

Mas mais carros não são uma solução para o problema da última milha ou para dificuldades de viagens urbanas em geral. Muito pelo contrário.

A menos que o uso e a condução dos carros se tornem mais difíceis nas cidades, nada vai mudar, porque a natureza humana é seguir o caminho da menor resistência.

Outra solução é mudar nossas percepções e atitudes em relação ao tipo de cidade em que gostaríamos de viver e que tipo de meios de transporte devemos usar.

Explorando soluções que funcionam
E-bikes, veículos elétricos, melhor infra-estrutura de bicicletas, instalações de compartilhamento de bicicletas, mais caminhadas, cidades inteligentes, melhor planejamento urbano. Há tantas alternativas melhores para resolver o problema das viagens da última milha. Se explorássemos opções alternativas para carros, táxis e outros veículos insustentáveis, talvez pudéssemos direcionar o debate do “problema da última milha” para uma discussão sobre as possibilidades da viagem de última milha.

Fonte: https://medium.com/the-stigo-blog/the-last-mile-the-term-the-problem-and-the-odd-solutions-28b6969d5af8

Redução do custo de Last Mile

Fuel Cell Armadillo in cooperation with DLR

We've had a great first day at the International Cargo Bike Festival in Groningen, with presenting the fuel cell demonstrator Armadillo together with DLR as one of the highlights. Come by to have a testride today (Saturday 15 June) or tomorrow!

Publicado por Velove em Sexta-feira, 14 de junho de 2019

Falta de planejamento de rotas, mau uso da capacidade da frota, trânsito intenso nos grandes centros urbanos e uma gama de outras questões que podem ser levantadas. A solução para estes e outros problemas é o planejamento, ou seja, pensar de maneira estratégica qual a melhor forma de tocar o negócio para se atingir as metas estimadas.

Otimização da malha de distribuição

Uma malha logística ineficiente pode acarretar inúmeros problemas. Por isso, na hora de desenhar uma malha de distribuição, é preciso se ater a alguns pontos importantes: a disponibilidade e qualidade da infraestrutura para escoamento, incentivos fiscais nos pontos de manuseio e armazenagem de carga, localização dos destinatários, tempo de viagem, entre outros.

Roteirização de entregas

Encontrar a melhor rota para realizar a entrega de encomendas é uma tarefa complicada, e, mesmo quando há muito planejamento, o processo está passível de imprevistos que podem afetar diretamente na qualidade do serviço de entrega.

Felizmente, hoje em dia já existem soluções tecnológicas capazes de traçar as melhores rotas, com as menores distâncias e menor custo, o que facilita, e muito, a vida do tomador de decisão. Inúmeros casos demonstram que a simples otimização das rotas pode reduzir o tempo de entrega em até 15% nas grandes cidades.

Sincronização das atividades operacionais com o tempo de transporte

É necessário alinhar a toda a operação para que haja sincronia com o tempo gasto no transporte. Do contrário, haverá custos adicionais com armazenagem e estadia do veículo por atraso na carga ou descarga.

Em casos de entrega por meio de diversos modais, esta sincronização se torna ainda mais crucial, pois um problema em qualquer etapa da entrega pode prejudicar o desempenho de toda a cadeia de suprimentos.

Transporte colaborativo

Uma solução inovadora que pode ser uma boa opção na redução de custos é o transporte colaborativo. Isso porque a divisão do espaço disponível na frota com outras empresas permite um aumento do número de veículos circulando com carga máxima. Além disso, por dividir os custos com as empresas parceiras, o gestor economiza muito no transporte das mercadorias.

Tecnologia

Além do planejamento estratégico, contar com o apoio de soluções tecnológicas podem otimizar, e muito, a operação logística de uma empresa. Hoje em dia, já existe uma gama diversificada de opções para simplificar a vida dos gestores, basta decidir qual a solução mais se enquadra nas necessidades de cada empresa.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/logistica-reducao-do-custo-de-last-mile/

No Comments

Reply